Sobre as Deficiências

  • Reflexões sobre o processo de inclusão escolar na perspectiva da família.

    REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA FAMÍLIA.     Este trabalho analisou sete casos de insucesso na inclusão escolar de alunos com deficiência e buscou-se identificar os fatores que contribuíram para este resultado.  Trabalho publicado em 2006 na Revista "Temas sobre Desenvolvimento"

  • A ARTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO

    A ARTE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PARA OS DEFICIENTES INTELECTUAIS. A Arte é um recurso pedagógico que auxilia o desenvolvimento cognitivo do deficiente intelectual, melhorando seu aprendizado, e explorando suas potencialidades. Mas também é um conhecimento que nos possibilita  a alfabetização, adquirir cultura e compreender o mundo. 

  • Deficiência mental: a importância e a influência do ambiente e da cultura

    DEFICIÊNCIA MENTAL:  A IMPORTÂNCIA  E A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE E DA CULTURA .       Os pais e a criança têm acesso ao ambiente, sobretudo, através das crenças e das normas construídas pela cultura. O modo como a criança pensa e usa uma habilidade intelectual depende dos modelos culturais, enquanto o que ela sente e como atua em direção às pessoas com as quais possui vínculo depende dos modelos de relações interpessoais. Nesse sentido, não há diferenciação entre crianças deficientes mentais e não deficientes mentais, pois ambas estão inseridas nesse processo de transmissão cultural, encontrando-se em contínua interação com o meio social.

  • Deficiência intelectual

    Embora a deficiência intelectual possa ser identificada precocemente (em especial nos quadros sindrômicos e nos casos mais graves), em muitos casos a escola é o local em que surge pela primeira vez a hipótese de que uma criança tenha essa condição, em razão da demanda advinda de aprendizagens escolares específicas.

  • A Síndrome de Down no contexto familiar e Social

    Este ar t igo visa demonst rar  a  impor tância da  inclusão  fami l iar  no desenvolvimento integral das crianças com Síndrome de Down, destacando a rejeição da própria família desde o nascimento. 

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