logo_agape_outline

Associação Ágape para Educação Especial

Identidade

Nosso DNA

Desde sua fundação, a Associação Ágape para Educação Especial mantém projetos voltados para pessoas com deficiência e suas famílias sendo ao longo dos anos já beneficiou 950 atendidos e suas famílias.

 

A Instituição foi mantenedora da Escola Ágape para Educação Especial, escola de Ensino Fundamental I com Educação Especial, licenciada pela Diretoria de Ensino de São José dos Campos, tendo proporcionado a centenas de alunos a formação necessária para o máximo desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto realização e preparação para o exercício consciente da cidadania, possibilitando a sua inclusão na comunidade. Ao longo dos anos, centenas de alunos passaram pela Escola Ágape, sendo que após um forte trabalho pedagógico houve avanço no seu desenvolvimento, e quando já estavam preparados, foram encaminhados para dar continuidade aos seus estudos em escolas regulares no processo de inclusão escolar. Alguns que tinham idade mais avançada, foram encaminhados para programas de capacitação para o trabalho.

 

O Projeto Suporte para Inclusão, através do Serviço Social, acompanhou os assistidos pela instituição e suas famílias, com apoio, atendimentos, orientações e encaminhamentos, favorecendo as condições para inclusão efetiva do deficiente na sociedade e o fortalecimento das relações familiares em todo o seu universo, assim como a melhoria da qualidade de vida da família. 

 

A instituição reconhece que o seu papel no município vai além das questões relacionadas com as deficiências humanas. Por isso, vem desenvolvendo projetos ambientais, de cidadania e cultura de paz, tendo alcançado excelentes resultados com os atendidos e suas famílias, assim como na sensibilização da comunidade.

 

Diante desta realidade e entendendo que estas pessoas são cidadãos com direitos, a Associação Ágape para Educação Especial deu início, no ano de 2013, às atividades do Projeto Despertar Talentos, patrocinado pela Petrobras em um contrato de dois anos por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania. Na sequência, em 2015 o mesmo Projeto recebeu um novo patrocínio por mais dois anos, desta vez pelo Programa Petrobras Socioambiental. O projeto teve como objetivo promover a aceitação e a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com deficiência na comunidade, utilizando para isso as diversas linguagens da arte. Por meio de oficinas de artes plásticas, música, teatro e dança, os participantes foram estimulados a superar barreiras e a desenvolver a criatividade, além de promover e praticar ações e conceitos de preservação ambiental, visando a construção de valores socioambientais para a construção de uma sociedade sustentável.

 

A sociedade ambientalmente correta e socialmente justa foi tema dos espetáculos artísticos desenvolvidos e apresentados pelos participantes em doze apresentações ocorridas ao longo da vigência dos dois contratos.

 

No ano 2016 a instituição iniciou o Projeto Mulheres Ágape, que recebeu apoio da Fundação Volkswagen por meio do concurso Volkswagen Na Comunidade, para os primeiros 06 meses. Este projeto ofereceu oficinas de costura e empreendedorismo para mães de adolescentes e jovens com deficiência, visando a inserção produtiva e geração de renda para as famílias dos participantes no Projeto Despertar Talentos.

 

No ano 2017 a associação recebeu apoio da Fundação Itaú Social para o Projeto Talentos na Escola através do CMDCA /FUMDCAD. O projeto oferece oficinas de teatro, música, dança e arte plástica para alunos com deficiência, que frequentam escolas da Rede Pública, matriculados do 5º ao 9º anos e ensino médio.

 

Acreditamos que todas as pessoas tem algum potencial para ser desenvolvido. A pessoa com deficiência precisa apenas de oportunidades para desenvolver seu potencial e alcançar maior independência e uma verdadeira inclusão social. A Associação Ágape para Educação Especial desenvolve diversos projetos que contribuem para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual, visual, física ou auditiva, auxiliando no seu desenvolvimento, autoconhecimento, relacionamento intra e interpessoal, autonomia e no exercício da cidadania

logo_agape_outline

 Rua Helsinque, 124 – Vila Letônia

CEP 12231-260

São José dos Campos, SP

(12) 3931-5722