logo_agape_outline

Associação Ágape para Educação Especial

A Arte Como Recurso Pedagógico na Educação

Na Educação Para os Deficientes Intelectuais

 

A arte é um excelente recurso a ser trabalhado na educação de pessoas com deficiência intelectual, no sentido de promover subsídios que auxiliem o processo de ensino-aprendizagem destas pessoas, e desenvolver habilidades que favoreçam sua interação social.

 

No Brasil, as políticas atuais da Educação Especial focam a perspectiva inclusiva, conforme a legislação nacional. A sociedade e as instituições escolares, terão que se adaptar às necessidades de cada indivíduo, pois estamos formando uma sociedade onde todos devem ser incluídos. As escolas precisam adaptar-se de modo que assegurem o aprendizado do aluno de inclusão com necessidades educacionais especiais. Para isto, precisam adotar ações e estratégias pedagógicas que garantam o desenvolvimento do aluno. Vários recursos podem ser usados como apoio da ação docente, sendo que a Arte é uma linguagem que torna possível a expressão e comunicação de sentimentos, emoções, ideias, interação com os outros e contato com a cultura, que representa um conjunto de códigos/símbolos, produções científicas e sociais produzidas pela humanidade. Tratando-se do deficiente intelectual no âmbito escolar, precisamos fazer uso da Arte para potencializar o desenvolvimento do aluno em suas estruturas mentais, ao invés de trabalhar somente com propósito terapêutico, até então praticada em alguns centros especializados em Educação Especial.

A Arte é um recurso pedagógico que auxilia o desenvolvimento cognitivo do deficiente intelectual, melhorando seu aprendizado e explorando suas potencialidades. Também é recurso e conhecimento que nos possibilita a alfabetização, adquirir cultura e compreender o mundo. Oferecendo oportunidades para o deficiente intelectual explorar a Música, a Dança, o Teatro e Artes Plásticas, podemos estimular a criação de uma atmosfera facilitadora do convívio humano, que permita assimilação natural de valores , como tolerância e compreensão, que potencialize e apoie o desenvolvimento dos alunos com deficiência intelectual, também estaremos fomentando a conscientização no processo de uma inclusão real da pessoa com deficiência na sociedade, pois a Arte é linguagem de superação de barreiras e de aproximação dos diversos grupos de pessoas.

Não é apenas de uma pedagogia formal e tradicional que estes alunos precisam, mas antes de uma pedagogia estimulante que faça germinar novos saberes e leve os alunos a encontrar a verdade dentro deles mesmos para assumirem o seu papel de cidadãos.

Lindoia Bernardino Garcia – Gestora da Associação Ágape para Educação Especial

logo_agape_outline

 Rua Helsinque, 124 – Vila Letônia

CEP 12231-260

São José dos Campos, SP

(12) 3931-5722